Acadêmicos

Luiz Carlos Rodrigues da Silva

Número Cadeira: 0 / Patrono:

Luiz Carlos Rodrigues da Silva é graduado em Filosofia pela FAEME, em Filosofia da Educação Religiosa pelo ITEFIB, em História pela UEMA e bacharelando em Psicologia pela FEMAF.
É especialista em Docência no Ensino Superior pela FACAM, em Mídias na Educação pela UFMA, em Psicopedagogia Clínico/Institucional pela FAEME, MBA em Gestão Escolar pela UNIVIMA/IBMEC/RJ e em Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais Digitais pela Universidade de Coimbra-Portugal. É Mestre em Ciências da Educação pela UPAP e em Ensino de História pela UFT, Doutor Honoris Causa em História pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos e doutorando em Ciências da Educação pela UAA. Publicou inúmeros artigos científicos em periódicos especializados, em capítulos de livro acadêmico e literário, em anais de congressos nacionais e internacionais. Autor dos livros Reminiscências Filopoéticas (2016), Metamorfose (2021), Reflexões filosóficas em tempos de crise(2021) e no prelo Poesias enviesadas pelos tempos e espaços.
Membro efetivo da Academia Barra-cordense de Letras (ABCL), da Academia Maranhense de Ciências e Belas Artes, da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB, da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes-FEBACLA e membro correspondente da Academia de Letras de Araguaína (TO) e da Academia Zedoquense de Letras (AZL) de Zé Doca –MA. Historiador e pesquisador dos grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE-UFMA) e Grupo de Estudos em Ciências Humanas Hominibus( IFMA/Barra do Corda-MA). Realiza pesquisas sobre o processo de ensino-aprendizagem em História e em Geografia. História Medieval. Ensino de História. Tecnologias Digitais aplicadas na Educação. Ensino de História e Educação Patrimonial.
Professor concursado das redes de ensino municipal (aposentado) e estadual e docente de curso de graduação e pós-graduação. Também atua como conferencista e professor formador em Barra do Corda e cidades do Maranhão. Tem uma ampla produção acadêmica voltada para o ensino de História, diálogo entre Filosofia e Literatura, Tecnologias Digitais aplicadas à educação e nas diversas dimensões antropológicas da atividade do Homo Sapiens em tempos de revoluções tecnológica, bem como na interface com a estética, ética, sensibilidade, arte, amor, família, espiritualidade, hedonismo, desejo, política na modernidade liquida.