Academia de Belas Artes do Rio Grande do Sul
Caros Associados,
A Academia de Belas Artes do Rio Grande do Sul - ABARS – foi criada para fazer a diferença, integrando escritores e artistas do Brasil e de outros países, com a finalidade de divulgar as obras de seus associados no Brasil e no mundo, mantendo viva na memória cultural brasileira suas produções. Nossa Academia estará sempre aberta a novas ideias para desenvolver projetos literários e de artes plásticas e musicais, tais como: cursos, encontros, simpósios, concursos, congressos, salões, vernissagens, shows, edição e distribuição de livros, bem como promover catálogos artísticos para divulgar as obras de seus associados. A ideia é fazer parcerias com a iniciativa privada e com órgãos públicos, no âmbito nacional e internacional, criando mecanismos que estimulem o mercado das artes e da literatura em geral. Queremos aumentar a visibilidade dos artistas, compartilhando conhecimentos para que toda a sociedade saia ganhando, porque toda arte é rio que deságua no mar do encantamento.
A cultura pinta novas oportunidades para quem acredita que é possível. É através da arte que exorcizamos nossas inquietações, num emaranhado de tintas jogadas na tela, tempestades de letras relampejando no papel, chovendo azul, e nos acordes de uma voz afinada em que a alma flutua cega, tateando acolhimento de ouvidos sensíveis.
A prudência é tão necessária quando a coragem de se atirar em novos voos, feito pássaro que se arrisca em árvores próximas, intuindo que voar é inevitável. Somos pássaros, não podemos ficar no ninho a vida inteira para não atrofiar as asas.
A arte bebe na fonte da alma do artista e ali ganha novos contornos de magia. Se hoje estamos reunidos na ABARS é porque somos aves que se lançaram em grandes voos, dominando os medos, porque coragem é a arte de ter medo sem que pareça.
A cultura é um farol a iluminar nossos caminhos ensinando a desviar dos icebergs da insensatez. Nos momentos difíceis é a arte que nos levanta: palavras, música, filme, tela... basta deixar o coração ser tocado. Entretanto, para que isso aconteça, é preciso tirar da gaveta ou do armário as obras de arte, para serem compartilhadas, no intuito de que cada artista possa deixar o seu legado para a Humanidade, mostrando que não viveu inutilmente.
A cultura irmana os povos, ensinando que ninguém é melhor ou pior, apenas têm diferentes maneiras de se manifestar. Desde tempos antigos as pessoas se reuniam para ficar mais fortes e lutar contra os inimigos. Numa academia cultural todos se reúnem com a intenção de partilhar a sua arte de forma que chegue mais rápida a um maior número de pessoas, porque a arte é vento que sopra nos trigais da esperança.
A cultura ensina que a vida é paleta de cores em que cada um escolhe com quais irá colorir sua existência, porque a literatura, o amor e arte têm o poder de tornar a vida colorida.
Sejam todos bem-vindos, afinal, a cultura ensina a chegar mais longe mesmo indo devagar.
Finalizo com nosso slogan: “A arte pavimenta o caminho para as estrelas”.
Bernadete Saidelles,
Presidente da ABARS.