Acadêmicos

Elton Dantas da Costa

Acadêmico Fundador

Número Cadeira: 0 / Patrono:

Elton Dantas da Costa, mediador extra judicial de conflitos, professor, tradutor e intérprete. Especialista em tradução, realizou estudo comparativos entre as traduções da Bíblia do grego-espanhol e grego-português. Está se especializando em teologia pela FAMEESP. Atua como coordenador de linguagens nas escolas privadas do Recife onde promove a integração das culturas que representam as línguas: inglesa, espanhola e portuguesa.
Sempre foi um devoto das artes desde os oito anos de idade quando começou a ter aulas de piano clássico tocando peças de Beethoven, Bach entre outros. A partir dos 14 anos, compõe suas primeiras músicas sacras e as executa ao piano. Já no período da adolescência se encaminhou para a escrita de sonetos, inspirando-se no célebre escritor português Luiz Vaz de Camões. Escreve vários sonetos que abordam temas diversos (desde sacros a cotidianos). É membro da ACILBRAS - Academia de artes, ciências e letras do Brasil- ocupando a cadeira de número 555. Recebeu a comenda de Patrimônio Baluarte da Cultura Nordestina e Brasileira, pela República do Cordel, por seu fomento à cultura Nordestina. Essa notória devoção pela cultura nordestina fez com que sua biografia fosse publicada na Revista Internacional Virtual (Embaixada da Poesia). Recebeu uma comenda de mérito cultural pela Academia Virtual de Letras, Artes e Cultura- Embaixada da Poesia.
Como professor de linguagens, fomenta a integração da cultura brasileira e latino-americana o que lhe rendeu a indicação para o prêmio “Referência Pernambucana- 2020” promovido para Revista Internacional Pernambucana. Ocupa também a cadeira de número 79 da ABRACIS (Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura) cujo patrono é o drº Amaro Quintas. Foi indicado ao prêmio destaque literário da editora Mágico de Oz. É membro da academia de devoção às artes Luminescense. Teve sua biografia e seu “Soneto ao perdão” publicados na antologia do I Sarau Virtual de Integração Cultural. Participa do livro “Destaque Nordeste” pela Revista Internacional Pernambucana. Sua biografia consta na enciclopédia da Academia francesa Luminescense. Participará em 2021 da Antologia luso-brasileira Luiz Vaz de Camões pela editora Mágico de Oz, com publicação no Brasil e em Portugal.


Bibliografia
Antologia I Sarau Virtual Integração cultural - 2020
O Nordestino é um povo forte- Biografia publicada no livro
Destaque Literário 2020- Literarte
Antologia Luso-brasileira Luiz Vaz de Camões 2020- soneto e biografia.
Enciclopédia Acadêmica Luminescense- soneto